top of page

MINICURSOS 5º CINE -FÓRUM 2025

Ministrante: Washington Albuquerque
30 vagas
Hipercorte - Hackeando o cinema com TikTok

"deadpoolwolverineetiktok" (possui 38'). O processo criativo pode surgir de qualquer lugar, até do algoritmo do TikTok jogando spoilers de Deadpool & Wolverine na sua cara. Foi a partir disso que se explora como a plataforma virou um repositório caótico de fragmentos de filmes – desde cópias piratas inteiras até resumos acelerados de 60 segundos. Essa experiência lembra das redes rizomáticas onde cinéfilos compartilham filmes raros via Google Drive e Dropbox, criando um acervo coletivo, quase um novo tipo de preservação digital. No TikTok, porém, a coisa vai além: os usuários remixam cenas, aplicam trilhas sonoras, efeitos e criam novas narrativas a partir de fragmentos. Na onda de Deadpool & Wolverine, ainda sem assistir ao filme, decidi montar minha própria versão dele coletando e organizando esses recortes e spoilers compartilhados na plataforma. Depois de testes frustrados, finalizei a edição estruturando o filme em três atos. O resultado? Um “hipercorte” de quase 40 minutos que questiona a ideia tradicional de autoria e a experiência linear da narrativa. No caminho, algumas questões se mostraram interessantes, além do próprio processo criativo: Será que o TikTok é uma nova máquina de narrativas alternativas? Uma estética do fragmento está emergindo sem querer? E se cada pessoa fizesse sua versão de um filme? Essa experiência reforçou que o cinema, assim como a internet, está cada vez mais coletivo, remixável e fora do controle.

 

Imagem do WhatsApp de 2025-03-11 à(s) 12.51.03_f3312e19.jpg
Foto Fabricio Mota1.jpg
PAINEL COM ROTEIRISTA MARIANA TORRES
35 vagas
Conversa com Roteirista

Roteirista e escritora, com ampla experiência em dramaturgia e melodrama. Entre seus trabalhos para a televisão, destacam-se as novelas e séries Maysa, quando fala o coração (indicada ao prêmio Emmy), Em Família, Os Dias Eram Assim, Ilha de Ferro e Quanto mais vida, melhor, todas da TV Globo. Assinou também o roteiro da comédia romântica teen Não se apega, não, na mesma emissora. Para o streaming, escreveu a terceira temporada da série Bom dia, Verônica, da Netflix, e a novela Beleza Fatal, da Warner/Max. Recentemente, adaptou com Angela Chaves o romance Véspera, best-seller de Carla Madeira, com previsão de lançamento para 2025, na Warner/Max. Também integrou a sala de roteiro de Os Donos do Jogo, série da Netflix em produção. É autora dos livros: Danem-se os normais (Leya), Autores: histórias da teledramaturgia (Globo) e Isto não é um poema, mas parece (Urutau).

fac.jpg
MASTERCLASS COM FABIO MONTANARI
40 vagas
Cinema, Série e Streaming

Fabio Montanari é roteirista, diretor e professor de cinema. Escreveu para os principais streamings, incluindo Netflix, HBO, Amazon Prime e NatGeo. Entre seus créditos estão Pico da Neblina (HBO), Só Se For Por Amor (Netflix) e Sutura (Prime Video), série da qual também é criador. Como diretor, seus trabalho independente foi exibido em mais de 40 festivais internacionais, incluindo Palm Springs, Santa Bárbara e o Festival Internacional de Cinema de São Paulo, onde recebeu o prêmio de Favorito do Público.

Já ensinou nos Estados Unidos e no Brasil e, atualmente, é professor de Roteiro na York University (Canadá), nos programas de BFA e MFA. Através do projeto Connected Minds, é pesquisador das intersecções de Storytelling e Inteligência Artificial.

Foto Vivi CED.jpeg
48089160.jpg
Ministrante: Viviene Garcia
50 vagas
'Entrei Pelo Seu Rádio, Tomei, Cê Nem Viu': As Instâncias do Ethos na Análise da Identidade Sociodiscursiva dos Racionais MC´S.

Neste minicurso, buscamos explorar um dos conceitos propostos por Maingueneau, sendo ele o ethos discursivo, utilizando como objeto  as práticas discursivas do grupo Racionais MC's. O ethos discursivo, entendido como um efeito da inserção em uma formação discursiva específica, compõe a semântica global, onde todos os planos discursivos (verbais e não verbais) obedecem às mesmas restrições semânticas de um posicionamento discursivo. Para isso, iremos: i) apresentar o ethos discursivo, detalhando suas dimensões principais – o ethos pré-discursivo, vinculado à imagem prévia atribuída ao enunciador pelo coenunciador, e o ethos discursivo propriamente dito, dividido entre o "dito" (autorreferência explícita) e o "mostrado" (revelado pela forma de expressão); ii) explorar a relação entre ethos e cenografia, destacando como um valida o outro; e iii) examinar a interação entre as três instâncias do funcionamento da autoria (pessoa, escritor e inscritor) nas obras dos Racionais MC’s.O minicurso será realizado em atividades síncronas, com apresentação de textos teóricos por meio de slides, análise do corpus e momentos de discussão e troca entre os participantes.

Ministrante: Pedro Dolabela Chagas
50 vagas
A Mente Humana e a Leitura da Ficção: Atenção, Consciência, Experiência do Tempo

O minicurso discute como a mente humana processa o texto de ficção, ou, em sentido inverso, como textos ficcionais estimulam a mente humana de variadas maneiras. Como fundamentação teórica, farei uma introdução didática de contribuições recentes da teoria funcionalista do neurocientista Michael Graziano, e da fenomenologia enativista do filósofo Shaun Gallagher, para o estudo da consciência humana. A partir delas, falaremos do texto ficcional como um conjunto ordenado de estímulos à atividade mental do leitor, e dos modos como a mente humana esquematiza esses estímulos na geração de sucessivas experiências afetivas e interpretativas.

servletrecuperafoto.gif
WhatsApp Image 2025-01-16 at 02.49.15.jpeg
Pedro_Almodovar_1_296.jpg.webp
Ministrante: Joana Melão
40 vagas
O camp no cinema de Almodóvar: estética, melodrama e narrativas queer

O minicurso propõe uma análise das obras cinematográficas do renomado cineasta espanhol Pedro Almodóvar, com foco na presença do camp como elemento central de sua estética e narrativa. Serão discutidas as características visuais e estilísticas que incorporam o exagero, a ironia e a teatralidade, típicas do camp, articuladas ao melodrama como estrutura narrativa que potencializa emoções e conflitos. Além disso, o minicurso examinará como essas estratégias são mobilizadas para explorar e representar identidades queer, subvertendo normas de gênero e sexualidade e trazendo à tona questões sobre marginalidade, desejo e resistência cultural. Através de exposições teóricas, análises de cenas selecionadas e discussões coletivas, o minicurso busca aprofundar a compreensão da relação entre estética, narrativa e política nos filmes de Almodóvar.

Ministrante: Talita Ferreira
50 vagas
Projeto de pesquisa sem crise: guia prático para a entrada na
pós-graduação

O minicurso "Projeto de pesquisa sem crise: guia prático para a entrada na pós-graduação" tem como objetivo oferecer uma abordagem prática e acessível para a construção de projetos de pesquisa acadêmicos voltados ao mestrado e doutorado nas áreas das humanidades. Através deste minicurso, construiremos, de maneira lúdica, o entendimento de cada uma das etapas necessárias para a construção de um projeto (objeto de pesquisa, justificativa, objetivos gerais e específicos, aparato teórico, metodologia, resultados esperados e cronograma), com vistas a futuros projetos de pesquisa para Programas dePós-graduação.

ssasulo.jpg
Ministrante: Adrianna Alberti
50 vagas
Formação de Leitores e Narrativas Fantásticas

Partindo do pressuposto de que a linguagem é mediador social, entende-se que a formação de leitor é mais do que apenas ensinar a ler e criar o hábito da leitura, é tornar o sujeito capaz de ler e interpretar o mundo, realizar leitura crítica de contextos, além de comunicação e socialização. Onde você se encontra enquanto leitor? Qual a sua prática de leitura? Qual literatura dialoga com você? Diante dessas perguntas, Adrianna Alberti traz para discussão no minicurso "Formação de Leitores e Narrativas Fantásticas", o fantástico como parte das potencialidades da literatura para leitura crítica do mundo e incentivo à prática da leitura.

AA.jpg

2025 por Coletivo Cine-Fórum®

CNPJ - 36.018.872/0001-24

bottom of page